Últimas Resenhas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Resenha - Tenebris - O fim, é apenas o começo Vol1 - Erika Gouveia

Livro: Tenebris – O fim é apenas o começo. Vol. 01
Autora: Erika Gomes
Páginas: 218
Gênero: Ficção
Onde comprar: Amazon
E-book cedido em parceria com a autora.

''Lúcifer há muito não é “aquele que traz a aurora”, como seu nome sugere. Desde que liderou a rebelião contra seu Criador foi condenado a Sheol, o inferno, onde instaurou seu próprio reinado. Muitos o seguiram, porque acreditaram nele. Tornaram-se seus serviçais ou aliados.No entanto, Lúcifer se sente sozinho e cansado de sua existência. Depois de trai-Lo, sente falta de Deus, da essência divina, de uma razão verdadeira para a sua vida. Seria possível, um dia, a Ele retornar?
Agora conhecido como Heylel, é na Terra que Lúcifer encontra alguém que mudaria seus sentimentos. Anna, uma bela mulher, ensinou-lhe o amor e presenteou-o com uma filha. Heylel amou ambas com todo o seu coração.''


Lauren é uma garota de 17 anos que simplesmente não se encaixa. Não se encaixa na escola, não se encaixa na vida que seu pai adotivo queria que ela levasse não se encaixa em nada, e ela sabe disso. Lauren tem dois refúgios Gabriell, seu melhor amigo, companheiro, anjo da guarda e sempre e sempre fiel protetor e sua mãe Anna, compressiva, amiga, meiga e dona de todo o amor do mundo dentro do coração.
Lauren sempre soube que não era uma criança\ adolescente normal. O que era imaginação para os outros para ela, era a realidade. Após pensar que era louca, ou que estava possuída. Criada por um pastor ( Robert), era para ela gostar da igreja, só que misteriosamente, ela não gostava nem um pouco do que era falado na casa dEle, primeiramente pensou que isso se desse por conta do quanto sabia que seu pai era um hipócrita, depois começou a desconfiar sobre um pouco sobre a sua realidade.
É quando ela decide em uma manhã, sair guiada apenas por seus pensamentos, até encontrar Elida, uma garotinha, que revela tudo que era queria saber sobre si mesma, é ai que descobre que não estava possuída, e sim era um Demônio, mas não um demônio qualquer, era a herdeira de Lúcifer, a guerreiro do Sheol.
Motivada a ter mais respostas conta com a ajuda de Gabriell, para chamar seu pai, o até então, motivo de todos os pesadelos mundanos Lúcifer, que agora era conhecido por Heylel. Respondendo ao chamado da moça, um homem se materializa em seu quarto lhe dando todas as respostas. Lauren resolve assumir quem realmente é, mesmo que isso venha com guerras, paixões, perdas, revelações e dor, e ser apenas... Naiara, a que nasceu para ser herdeira do Sheol.

Minhas frases favoritas:
“[...] tudo poderia ser diferente, não precisaria ser para sempre o bem e o mal, mas que mil variações poderiam existir entre essas duas palavras.”
"Ela era linda, quando sorria o sol morava em seu sorriso e quando me tocava me enchia de vida, era como se de alguma forma estivesse novamente ao lado dEle, como se ela pudesse me devolver a glória de ser dEle novamente. Eu a amei Lauren, e para nós amar não é leviano, esse sentimento é único e só nos acontece uma única vez, não importa por quanto tempo viva."

"(...)ela era tudo o que ele conhecia , toda a base de confiança e fidelidade, claro que havia os pais dele que eram quase o tempo todo legais, amáveis, mas Lauren, ela era sua, como se o encaixe entre os pensamentos e vontades fossem desenhados em perfeita harmonia entre eles, jamais iria permitir que ela passasse por qualquer situação sozinha."

 "- Minha filha, fruto dos meus mais terríveis sonhos, prova viva das minhas fraquezas, pedaço guardado e protegido, chegada é a hora de se levantar e assumir seu lugar ao meu lado, inexplicável é o momento em que o bem e o mal deixarão de ser o que todos aqui pensaram, prepare-se Naiara - que quer dizer Aquela que Comanda - filha da Luz da Aurora , gerada por aquele chamado Heylel - que quer dizer estrela da manhã - prepare-se."

"Porque o mundo simplesmente não conseguia entender que nem tudo precisava ser preto ou branco, mas que poderia existir o cinza? Isso ela não conseguia entender.

"—Você é Lúcifer... o cara que se rebelou contra Deus, é aquele que faz toda a maldade do mundo, se as pessoas matam, roubam, estupram, destroem a culpa é sua... É você que manipula as pessoas para isso... Você só veio para roubar, para matar e para destruir!!!
(...)
—As pessoas procuram culpar algo ou alguém para seus atos mais terríveis, fica mais fácil... suportar... a maldade quando se pensa que essa maldade foi gerada por algo sobrenatural Naiara, mas não é assim , Ele deixou a Sua criação o mais belo de todos os presentes, o livre arbítrio e com ele deixou também uma maldição, pois nem todos tem sabedoria para usar esse presente."

“[...] às vezes as pessoas que amamos precisam do nosso pior lado para serem defendidas.”

Minha opinião sobre o livro:

Primeiramente deixo claro que o livro é maravilhoso. Adoro livros que demonstrem uma visão mais ampla do bem e do mal. dEle e do coisa ruim - que no livro, vemos vem diferente - e deixo o aviso logo de início, que preciso urgentemente da continuação da trilogia.O livro nós mostra dois lados, não tão explicitamente, mas ainda assim nós mostra dois lados que merecem ser ouvidos. Esse é o tipo de livro que nos faz refletir, com a mais simples pergunta do mundo “Alguém que se arrepende, é digno de perdão?"

A autora cria magnificamente uma nova visão de Lúcifer, mas não gritem BLASFÊMIA, não é, tem toda uma jornada de escolhas por trás, não foi só dia pra noite e ela consegue deixar explícito no livro isso, o que o deixa ainda mais mágico. Se existe uma palavra que descreve esse livro é surpreendente, irei colocar a autora na justiça, pois por conta de não conseguir tirar os olhos do tablet, minha cabeça doía, e eu queria saber mais e mais do que estava acontecendo no livro, que acabou deixando aquele gostinho de quero mais.

Confesso que me senti confusa no livro até realmente entender que não existia mais Lauren, e sim, Naiara. Que ela não era mais adolescente e sim a filha de Lúcifer, a herdeira de Sheol. Mas depois que entendi isso a leitura saiu mais fluente.

O livro tem romance, um pouco de ação (eu falo pouco, pois sou acostumada com mais ação e também acho que a autora reservou para os outros livros), suspense e confusão. Confusão de sentimentos - acho que isso não é spoiler - confesso que às vezes senti um pouco de raiva de Lauren, porém, percebam que é normal para mim sentir raiva dos protagonistas kkkkkkkkkkkk

Eu adorei o início de cada capítulo, as frases maravilhosas que vinham acompanhadas do título.

O livro é narrado em terceira pessoa, então temos uma ampla visão do que cada personagem está sentindo, o que está acontecendo por dentro e por fora de cada um. Às vezes me senti um pouco confusa e li novamente, até perceber que na verdade, o personagem também estava confuso. Não achei que o livro dava os mínimos detalhes dos ambientes, só o suficiente para criarmos a imagem em nossa mente, mas isso se dar mais em conta pelo motivo, que os ambientes são o de menos, o que está importando no momento, são os sentimentos que estão na essência de cada personagem.

Não consegui me envolver com todos os personagens que foram mostrados no livro, mas magicamente, os que eu me envolvi foi de forma profunda e estão cravejados em mim. Gostei de Elida, apesar de todos meus instintos dizerem que não deveria. Sobre Agares, eu não conseguir perceber sua mudança, ele só tinha começado a mudar, e eu parei de gostar dele, já que ele perdeu a maior parte do sarcasmo kkkkkk. Gabriell me surpreendeu e senti falta dele, mas tenho certeza que ele está guardado para os próximos livros. E Heylel é o meu favorito, por toda sua batalha. Lauren me lembrou muito euzinha, dona de muito amor, porém uma bomba nuclear em pessoa, uma típica adolescentes, acho que por conta disso foi um pouco difícil aceitar Naiara, que é bem mais mulher que Lauren, mas ainda assim, são uma só. Anna me deixou com raiva, por ser submeter aquilo, e não vou nem falar do "pai adotivo" de Lauren que ali, não merece ser nem notado.

Eu sempre acreditei em mais de uma classificação para o bem e para o mal, e em outras coisas aí, que só eu entendo kkk Então o livro é bem do tipo que eu gosto mesmo, que eu gosto de verdade, no início quando comecei a ler, pensei até que não ia gostar, mas esse sentimento não chegou nem até a página 20. Não acho que eu, conseguiria demonstrar tudo o que sinto por esse livro, ele simplesmente me abraçou. Adoro todos os pequenos detalhes da história contada por ele.

O livro a cada capítulo demonstrava que ele era mais profundo do que eu imaginava e que muitas coisas ainda estão lá para serem descobertas. Espero que os próximos livros sejam tão maravilhosos quanto o primeiro. Deixei Tenebris surpreender você!!!

Quem já conhecia o livro? Quem conhecia a autora? O que acharam?

46 comentários:

  1. Pelo que você falou do livro, parece ser incrível. Fiquei com vontade de ler :)

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thais!
      O livro é incrível sim, super sugiro que o leia!
      Beijão!

      Excluir
  2. Loy 😍
    Estou encantada, adoro quando leio uma resenha e percebo que em algum momento desagradei rs porque não há como ser aceito em tudo o tempo todo e isso é perfeito demais. Fico ainda mais feliz em descobrir que Tenebris não somente te prendeu, mas que alcançou em você o esperado, o entender que em tudo nessa vida, teremos sempre três lados... O seu... O meu... E o real!!!
    Parabéns!!! E muito obrigada por permitir que Tenebris faça parte de sua vida!!! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erika!!

      Obrigada pela parceria e por ser tão amiga. Obrigada por me fazer parte da família Tenebris!!

      Excluir
  3. Oi Loysla!
    Ainda não conhecia o livro e gostei da sua resenha. Acho que não leria, porque não curto muito livros sobre anjos...
    Obs: achei legal a autora comentar na resenha que gostou da sua opinião, é tão difícil achar autores educados :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sora!
      Não é exatamente sobre anjos, não é um livro religioso!!
      A Erika é muito fofaaaaaaaaaaaa!
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  4. Oi L.!
    Achei a proposta do livro diferente e até me deu vontade de ler.
    COloquei aqui na lista infinita. :)

    Beijinhos!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ray!!
      Você precisa ler, vai adorar!
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  5. Oi Loysla!! Eu ainda não li, mas acho a premissa muito boa! Gosto de romance com a ação e os personagem parecem ser ótimos. Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi!
      Você deveria ler, iria adorar!
      Beijão

      Excluir
  6. Oi Loysla
    Não conhecia o livro tem uma premissa bem diferente, nunca tinha visto nada parecido!
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline!
      É bem diferente mesmo, eu super recomendo!!
      Beijão e volte sempre.

      Excluir
    2. Olá, Aline!
      É bem diferente mesmo, e muito bom!!
      Beijos e volte sempre

      Excluir
  7. Oiiii

    Não conhecia o livro, confesso que não é exatamente o tipo de história que me atrai...
    A resenha ficou ótima

    Beijos

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice!!

      Que pena que não te atraiu tanto, mas de uma chance a Tenebris!! É surpreendente.
      Beijos e volte sempre ❤

      Excluir
  8. adoro livros com essa pegada de reflexão, adorei sua resenha e opinião, vou adicionar nos desejados. Já estou seguindo pra não perder suas indicações , beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay!
      Fico muito feliz que tenha gostado! Um ótimo jeito de começar 2017 com o pé direito é lendo esse livro!
      Beijos e volte sempre 😍

      Excluir
  9. Oi! Eu tenho sérios problemas para conseguir ler livros que falam do céu ou inferno, acho tudo tão batido que sempre que tento ler, em uma hora acabo abandonando. Mas eu fiquei muito eufórica para conhecer essa personalidade de Lúcifer. Seria emocionante ver um outro lado da história.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriã!
      Com toda certeza não é batido. Esse livro nos mostra tudo que sabemos de forma diferente. Dê uma chance de TENEBRIS te surpreender.
      Beijos e volte sempre!!

      Excluir
  10. Livro bom é assim mesmo, a cada página nos "afundamos" na história como se fosse nossa :D

    Beijinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Esse livro é maravilhoso!
      Beijos e volte sempre!!

      Excluir
  11. Adorei a resenha!
    Não conhecia mas já deixei anotadinho aqui!
    Adorei!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  12. Oie! Nossa só escuto coisas boas sobre esse livro e ele está em tudo que é Instagram! kkk Vou tentar ler ele o mais breve possível!
    Bjss, comenta por favor nesse post vai me ajudar muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/12/me-segura-que-eu-fui-de-cosplay-o.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Nay!
      Esse livro só tem coisas boas mesmo kkkkk
      Leia sim e quando ler, venha me dizer o que achou dele em mm!
      Beijos

      Excluir
  13. Olá, Loysla.
    Eu conheci esse livro aqui no seu blog. Não sei se leria ele porque sou evangélica e os assuntos batem um pouco de frente. Mas fiquei interessada na história. Vou aguardar lançar os outros e ver sua opinião para saber se quero ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!
      Apesar de tudo e de todas as reflexões. São apenas personagens. Encare como uma metáfora, só não sabemos o que é real.
      Beijos e volte sempre

      Excluir
  14. Oi
    nem conhecia o livro e a autora, mas apesar de você ter gostado da leitura, eu não me interessei por ele.


    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Loysla, tudo bem?

    Eu já li Tenebris e amei! Ter essa outra visão do "mal" é bem legal e desmistifica tantas coisas que ouvimos por aí. O livro é uma leitura agradável e maravilhosa, impossível não amá-lo 😍
    Adorei suas resenha e os pontos abordados!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice!!

      O livro é maravilhoso não é?
      Erika está de parabéns!
      Beijos e volte sempre

      Excluir
  16. Oi, Loysla!
    Acabei de ver uma resenha sobre esse livro e percebi que tanto você quanto a outra leitora tiveram uma opinião super positiva. Agora estou ainda mais curiosa para saber se eu também iria gostar de Tenebris ou se iria me chocar um pouco com o cenário mais pesado da história hahahahha Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!!
      Aí só depende de sua leitura. É um pouco chocante, mas é muito bom.
      Beijos e volte sempre

      Excluir
  17. Oie
    Não conhecia o livro, mas tem um enredo bem interessante. Fiquei com vontade de ler. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nessa!

      O enredo é bastante criativo. Leia e venha me dizer o que achou desse livro que é fantástico.

      Beijos e volte sempre.

      Excluir
  18. Oi Loysla!
    Eu conheci o livro há pouco tempo (acho até que foi por aqui, rsrs), mas não tenho intenção de ler. Que bom que você gostou tanto da leitura. Tomara que os próximos sejam ainda melhores.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari!
      Que pena que o enredo não lhe pareceu muito atrativo! Obrigada!
      Beijos e volte sempre.

      Excluir
  19. Não conhecia a autora nem o livro, mas sua resenha me deixou curioso pra ler!!

    diamanteturquesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é uma leitura envolvente e maravilhosa!
      Beijos e volte sempre.

      Excluir
  20. Que giro, não conhecia!! beijo

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trate de conhecer melhor lendo kk
      Beijo e volte sempre.

      Excluir
  21. Adorei a premissa desse livro! Parece ser realmente profundo! Fiquei super curiosa com a resenha pois é um estilo que gosto bastante e vou ler com certeza!! Beijos linda!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Day!
      Quando terminar de ler, venha me dizer o que achou desse livro fantástico!
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  22. Olá! Não conhecia o livro, mas já quero ler! Parece ser uma história bem doida mas também bem intensa! Adorei a resenha!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia!
      A história é muito boa mesmoooo!
      Que bom que gosto da resenha!
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  23. Sou apaixonada por esse livro! Erika sabe conduzir a história sem falar na premissa incrível! Ótima resenha!

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir

Leia aqui antes de comentar <3
1. Sem palavrões ou palavras de baixo calão
2. Seja educado se quer ser respondido com educação
3. Sigo os blogs que eu acho legais
4. Não discuto sobre religião, time, e outros
5. Coloque o link do seu blog no final do comentário, pois sempre visito e retribuo os comentários
6. Se for comentar em Anônimo, por favor, coloque seu nome no final
Obrigada pela atenção, espero que tenha gostado do blog e volte sempre!
Loysla :)