Últimas Resenhas

sábado, 26 de novembro de 2016

Resenha - Água Para Elefantes


foto 2
Título: Água Para Elefantes
Autor (a): Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 271
Ano: 2007
ISBN: 978-85-99296-15-8

''Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.''


Jacob é um idoso que tem 90 ou 93 anos - ele mesmo não sabe ao certo - que foi deixado em uma casa de repouso pelos seus filhos. Ele odeia onde vive, as enfermeiras, a comida e tudo que tem ao seu redor. Ele não ver mais a vida com o mesmo brilho no olhar. Porém ele guarda um segredo, um segredo antigo, que tem 70 anos, ele decidiu nunca falar sobre ele, ou sobre os 7 anos que trabalhou no circo, apesar de saber que isso daria uma boa conversa, mas com medo de revelar o segredo que não é só seu mas também de suas amadas, nunca fala sobre isso. Até a chegada do circo. A chegada do circo perto da casa de repouso o faz lembrar do que nunca realmente esqueceu, as memorias de sua juventude quando tinha apenas 23 anos.
 Aos 23 anos Jacob era um estudante de veterinária dedicado, até acontecer um terrível acidente, então ele se ver sozinho no mundo, e devido aos tramites governamentais, se ver também sem dinheiro e resolve abandonar sua antiga vida.Após ver um trem em movimento Jacob pula para dentro e acaba parando no famoso: esquadrão voador do circo irmãos Benzine e lá permanece, devido ao seu útil e, quem sabe, vasto conhecimento de veterinária.
Jacob terá que sofrer nas mãos do tirano Tio Al, o empresário do circo, e nas mãos de August, chefe do setor de animais, que tem como principal característica a bipolaridade; ora amável, ora odiável.Porém no circo, ele conhece a sua primeira grande paixão, a mulher de sua vida Marlena, a bela estrela do número de cavalos, tudo seria magnifico se ela não fosse a esposa de August. A sua segunda paixão é a elefanta Rosie, que foi comprada para ser a grande salvação do circo, que passava pela crise de 1929, mas aparentemente é bastante inútil e estupida.
E então Jacob e Marlena se juntam para proteger Rosie das mãos dos tiranos que a maltratam, e é aí que nasce uma grande aventura, cheia de amor, paixão, ódio, crueldade e surpresas.
Minhas frases favoritas do livro:
''Na verdade, não é que eu tenha esquecido. Simplesmente deixei de prestar atenção."
"Mesmo quando nosso corpo nos trai, nossa cabeça o desmente."
"Quanto mais perturbadora a lembrança, mais persistente a sua presença."
Minha Opinião:
Confesso que o comprei pela capa, na verdade eu queria que fosse a capa original, mas amo o Robert Pattison então o comprei. Uma semana depois vi uma critica dizendo que a historia era envolvente e resolvi o ler. FAIL, não gostei. 
Não sei o que aconteceu mas, a primeira vez que o li, consegui ler apenas as 10 primeira páginas, o guardei na estante e lá ficou mais 2 meses. A segunda vez que o li, o achei interessante mas não estava convencida de que tinha absorvido a proposta da autora e então resolvi tentar mais uma vez,e na terceira vez AMEI ele, de verdade, me arrependi de ter terminado de ler ele tão rápido. O livro é no minimo envolvente, ele é inexplicável. Você entra no mundo da autora, o mundo dos circos, de um jeito que você nunca viu, mas já imaginou. Como é o circo por baixo dos panos, o maltrato aos animais, a diferença de classe entre as pessoas que trabalha nele, a racionalização de comida para animais e as vezes até para as pessoas, porém também mostra a magia do circo, o amor de quem trabalha no circo pelo espetáculo. O que eu achei muito interessante e não posso deixar de falar foi que Sara Gruen pesquisou bastante para conseguimos entrar realmente no mundo que ela criou, a crise de 1929, o comportamento dos animais, o mundo dos circos. Tudo detalhado minunciosamente, realista e verdadeiro na medida do possível, outro ponto é que um dos personagens principais é uma elefanta, e ela é amável, de verdade, é impossível não se apaixonar por ela. Sara consegue realmente nos transportar para outro mundo, encantador e cruel.
Vocês já leram esse livro ? O que acharam ?
Se não leram corram para ler, é realmente surpreendente.

18 comentários:

  1. Oie
    Faz bastante tempo que eu tentei ler o livro e não deu, acabei trocando ele. Mas agora até fiquei curiosa eheheh. Devo dar mais uma chance.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Sim dê mais uma chance para o o livro e depois me conte o que achou.
      Beijos

      Excluir
  2. Gostei da resenha, confesso que nunca senti muito interesse em ler esse livro, mas me deu vontade agora.
    O blog está lindo e estou te seguindo já.
    Abraços.
    leituravorazblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Muito obrigada pelos elogios. Leia o livro e me conte o que achou.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Loysla

    Esse livro está na minha lista de leitura há muito tempo, eu até tinha esquecido... Até agora! hahaha
    Vou reavivar as memórias da minha lista de leitura.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana.
      É sempre assim, a lista sempre cresce e acabamos nos esquecendo de alguns livros.
      Obrigada. Volte sempre
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Loysla!
    Eu já li esse livro e amei! Gostei de saber sua história com o livro e como você insistiu na leitura.
    O único ponto negativo, eu achei, é que chorei demais com essa história. ODEIO ver maus tratos a animais e isso me deixou com muita raiva!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Sora.
      Não sei o que é mais triste no no livro, se é os maus tratos aos animais ou ver o Jacob idoso se sentindo abandonado pelos filhos.
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  5. Olá,
    Eu ainda nem assisti ao filme, rs.
    Eu não sou muito fã de circo, então sempre vou adiando,sabe?
    Mas eu adoro uma emoção, então vou dar uma chance.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale.
      Leia e assista o filme, vai te mostrar o circo de um jeito novo.
      Beijos

      Excluir
  6. Uau! Que resenha linda! Na verdade não sinto muita vontade de ler o livro, (Oia eu julgando pela capa kk), mas fiquei bem curiosa com sau resenha.
    Beijos ❤
    JP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa.
      Obrigada ❤ Tente ler e se você ler ele, venha me me contar o que achou.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá lindona,
    achei que só eu tivesse tido dificuldade para iniar a leitura.
    Eu já tentei ler 02 vezes e não consegui terminar. Então ele está parado na estante até chegar o momento certo para isso.
    Gostei demais da resenha.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      O livro no inicio é meio chatinho, mas tenho certeza que você também vai se surpreender com ele.
      Obrigada, volte aqui sempre em.
      Beijos

      Excluir
  8. Sempre quis ler este livro e a sua resenha só aumentou a minha vontade. adorei!
    http://valorizandoosescritoresbrasileiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walli.
      Leia sim e quando terminar, venha me contar o que achou.
      Beijos e volte sempre ❤

      Excluir
  9. Oi, Loysla, tudo bem?
    Eu assisti a esse filme há muito tempo e decidi comprar o livro, acontece que não consegui terminá-lo. Eu lembro que estava gostando sim, mas como você disse, faltou algo que me convencesse a terminá-lo de ler, uma pena, porque até estava gostando, vai entender né hahaha. Acho que a história do filme ainda estava muito fresca na minha cabeça e, por já saber muita coisa, dei uma desanimada com a leitura.
    Mas concordo com você, a autora faz com o que leitor entre de cabeça nesse mundo do circo, dá pra sentir cada perrengue que passavam nas viagens. Agora deu até vontade de lê-lo novamente, mas eu acabei vendendo meu livro pra uma pessoa :/

    Ahhh, e boa sorte com o blog!!! Beijos :D

    (Carol)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou muito bem 😍
      Sim, na primeira vez que o li deu uma desanimada, mas assim que der, leia ele novamente e por completo kkkk e venha me dizer o que achou. Muito obrigada pelo apoio Carol ♥
      Fico grata por sua visita e volte sempre ❤

      Excluir

Leia aqui antes de comentar <3
1. Sem palavrões ou palavras de baixo calão
2. Seja educado se quer ser respondido com educação
3. Sigo os blogs que eu acho legais
4. Não discuto sobre religião, time, e outros
5. Coloque o link do seu blog no final do comentário, pois sempre visito e retribuo os comentários
6. Se for comentar em Anônimo, por favor, coloque seu nome no final
Obrigada pela atenção, espero que tenha gostado do blog e volte sempre!
Loysla :)